Dica importante: Respeitem os comentários alheios, não ofender. Se quiser fazer alguma critica ou sugestão, faça de maneira construtiva, e não agressiva.INTERAJAM para que o blog fique mais interessante! A participação de vcs, o público alvo é muito importante! Comente, envie sugestões de temas que gostaria que fossem abordados no blog, enfim, dê a SUA contribuição! Obrigada!

domingo, 14 de outubro de 2012

Androginia, hermafroditismo, transsexualidade e cisgêneros

  

Esse é um tema pouco debatido, mas achei interessante analisar. Esses conceitos são caracteristicas de alguns seres humanos  que nada  tem a ver com orientação sexual.


        

Androginos: são homens ou mulheres que abrangem caracteristicas biotipicas masculinas e femininas (seriam os traços faciais e fisicos). Podem se vestir de forma  unisexx, e embora  a maioria se identifique como bisexual ou homossexual há exceções, pois como já disse antes, androginia não é uma orientação sexual, q seria a atração e desejo afetivos dirigidos a um individuo ou do sexo masculino,  feminino ou ambos. Androginia difere-se de hermafroditismo porque o individuo pode ser uma mulher ou homem biologicamente falando por possuir apenas o orgão feminino ou masculino e não ambos.Um exemplo de androginia podem ser as garotas "bofinho".
      
 Daniela Sea - Moira/Max em The L word, mas na série ela é uma FTM.



Hermafrodita: é um ser que nasce com as genitais de ambos os sexos desenvolvidas parcialmente ou completas, incluindo orgãos internos e externos. Existem casos de pseudo hermafroditismo, consulte Wikipédia, Hermafrodita. 


 Intersexualidade é um termo utilizado para designar pessoas nascidas com genitália e/ou características sexuais secundárias que fogem dos padrões socialmente determinados para os sexos masculino ou feminino, tendo parcial ou completamente desenvolvidos ambos os órgãos sexuais, ou um predominando sobre o outro,suas gônadas,sao geralmente o ovotestis. No entanto, a ambiguidade física das pessoas intersexo pode não se ficar pelo aspecto visual dos genitais. Pode incluir outras características do dimorfismo sexual como aspecto da face, voz, membros e forma de outras partes do corpo e também presença de caracteres a mais como terceiro e quarto mamilo. Bem como comportamento. A palavra intersexual é preferível ao termo hermafrodita, já bastante estigmatizado, precisamente porque hermafrodita abarçava apenas a questão dos genitais visíveis. Os intersexuais são tidos como transgéneros.


Travesti: o individuo q frenquentemente é tido como um homossexual que curte se vestir como alguem do sexo oposto, mas não necessariamente se sente como tal e não sente necessidade de intervenções cirurgicas. 

Crossdresser: o homem transformista, que se veste de mulehr apenas para apresnetações. 

Drag queens e kings: homens ou mulheres que se travestem como do sexo oposto tambem apenas como um tipo de alegoria.

Transsexual: é o individuo que nasce em um corpo com um determinado sexo biológico, mas ele sente-se como sendo alguem do sexo oposto, desejando fazer alterações em seu proprio corpo por meio de cirurgias, para que o seu corpo esteja em harmonia com seu  verdadeiro "eu". Pessoas transsexuais não são consideradas homossexuais embora reconhecidos pelo movimento LGBT (o T é a sigla para transgênero), a menos que o sexo alterado sinta atração pelo mesmo sexo. 


Cisgêneros:   Cisgenero é um adjectivo usado no contexto das questões de gênero para se referir a um tipo de identidade de género constituída pela concordância tradicional entre o sexo biológico de um indivíduo e o seu comportamento ou papel considerado socialmente aceite para esse sexo.
Em algumas situações, cisgénero começa a ser usado para identificar uma identidade de género concordante com um dos (tipicamente dois) estereótipos de género socialmente reconhecidos, independentemente de haver ou não concordância com o sexo biológico Nesta perspectiva Cisgénero é o contraste de transgénero no espectro do identidades de género.




Agora, para que não haja confusões, retomemos alguns conceitos


Heterossexual: alguem q sente atração fisica e emocional apenas por alguem do sexo oposto.

Bissexual: alguem q se sente atraido fisica e emocionalmente por ambos os sexos com algumas variações segundo a escala de Kinsey. 

 Homossexual: quem sente se atraido emocional, sexual e afeitiamente  apenas ou mais  por pessoas do mesmo sexo. 

Pansexual: individuo que se atrai dessas formas por pessoas independente de diferenciação de gênero.



Queer: é um termo que proveio do inglês. Seu significado atual tem a ver com gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros entre outras designações.
Seu significado inicial pode ser compreendido através da história da criação do termo, inicialmente uma gíria inglesa. Literalmente significa "estranho" ou "esquisito", mas a palavra foi usada em uma superposição de significado com a palavra queen, ou "rainha". Assim, seu significado completo seria de um homossexual masculino bastante afeminado, pois este seria uma rainha diferente.
Outra derivação seria que queer derivou da palavra quare do Inglês Antigo, que significava "questionado ou desconhecido".
Por muito tempo a palavra Queer foi considerada ofensiva aos homossexuais, que significa bicha (no Brasil) e paneleiro (em Portugal).
Na verdade, a palavra Queer tem sido adotada pela comunidade LGBT no intuito de ser ressignificada. De um termo pejorativo, que colocava constantemente à margem os apontados por ela, a palavra Queer passou a denominar um grupo de pessoas dispostas a romper com a ordem heterossexual compulsória estabelecida na sociedade contemporânea, e mesmo com a ordem homossexual padronizante, que exclui as formas mais populares, caricativas e até artísticas de condutas sexuais. Assim, travestis, drag-queens, transsexuais e outras personagens consideradas estranhas, e por isso, não aceitas socialmente, ao se denominarem queer ganham espaço social e individualidade, se distanciando cada vez mais de conceitos tais como desviantes ou aberrações.

Para maiores informaçoes, consulte wikipédia.