Dica importante: Respeitem os comentários alheios, não ofender. Se quiser fazer alguma critica ou sugestão, faça de maneira construtiva, e não agressiva.INTERAJAM para que o blog fique mais interessante! A participação de vcs, o público alvo é muito importante! Comente, envie sugestões de temas que gostaria que fossem abordados no blog, enfim, dê a SUA contribuição! Obrigada!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Simbolos da comunidade GLBT

Vou postar aqui alguns exemplos dos simbolos que mais me chamam atenção no movimento gay.




Símbolos lésbicos
 
O símbolo de Vênus quando aparece sozinho é o símbolo da mulher, utilizado das mais diferentes formas pelo movimento feminista. Quando aparece em dose dupla e entrelaçado é um dos mais conhecidos símbolos lésbicos. Quando aparece em dose tripla ou mais pode tanto ser símbolo das lésbicas quanto da união das mulheres. ou  do feminismo, que também pode ser representado por um punho dentro do simbolo de Vênus. É igualmente utilizado em adereços (brincos e colares), camisetas e impressos em geral.

O machado de dupla lâmina (labrys) é outro símbolo lésbico, atualmente mais conhecido. É tido como uma das armas das míticas Amazonas, as mulheres guerreiras da Antiguidade cuja comunidade era formada só por mulheres. Aparece também nas mais diferentes cores e formatos e é utilizado em adereços, camisetas, tatuagens, impressos, etc...
O triângulo negro era o símbolo que os nazistas costuravam na roupa das prisioneiras de seus campos de concentração que saíam dos padrões esperados para a mulher do Terceiro Reich (esposa, mãe e dona de casa). Lésbicas, prostitutas, mulheres políticas envolvidas na resistência ao nazismo (não-judias) tinham as roupas marcadas com este símbolo que há alguns anos foi resgatado por ativistas lésbicas como símbolo de resistência ao preconceito e a opressão.



Símbolos gays
 
O símbolo de Marte, quando sozinho, representa o homem, quando duplo e entrelaçado representa os homens homossexuais. É amplamente utilizado pela comunidade gay internacional tanto como adereço como em todo tipo de camiseta, impresso, bandeira, etc...

O Triângulo Rosa é o mais conhecido dos símbolos gays e, como o triângulo preto, nos remete aos tenebrosos campos de concentração nazista, onde os homens homossexuais eram obrigados a utilizá-lo para identificação. Ao contrário do triângulo preto, no entanto, que identificava diferentes tipos de mulheres, este símbolo era específico para os gays. Com o moderno movimento de libertação homossexual, o triângulo rosa foi resgatado pelos homens que amam homens como símbolo de orgulho e de resistência contra a opressão.


Símbolos hétero e bissexuais

Os símbolos de Vênus e de Marte entrelaçados formam o s
ímbolo da heterossexualidade.
 
Os duplos signos de Vênus e de Marte entrelaçados formam o símbolo da bissexualidade bem como os triângulos azul e vermelho sobrepostos.Na atual bandeira da bissexualidade estão as cores dos triangulos, mas sao duas tarjas uma vermelha e uma azul que unidas formam uma intersecção de tarja roxa no centro. 

Símbolos andróginos e transgênero

Os signos de Vênus e de Marte unidos em um mesmo
símbolo representam a androginia e também a transexualidade.


O
mbolo do deus Mercúrio é outro dos símbolos dos transgêneros.



Uma miscelânea dos signos de Vênus e de Mar
te também representa os transgêneros.


O restante das informações podem ser encontradas no seguinte link:
http://www.umoutroolhar.com.br/simbolos&dias_glbt.htm

Nenhum comentário: