Dica importante: Respeitem os comentários alheios, não ofender. Se quiser fazer alguma critica ou sugestão, faça de maneira construtiva, e não agressiva.INTERAJAM para que o blog fique mais interessante! A participação de vcs, o público alvo é muito importante! Comente, envie sugestões de temas que gostaria que fossem abordados no blog, enfim, dê a SUA contribuição! Obrigada!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 de Maio: Dia Internacional da luta contra a Homofobia!


Unidos contra a homofobia

Na data que marca o dia internacional de luta contra a homolesbotransfobia, Departamento reafirma compromisso com a causa

O Dia Internacional de Luta contra a Homofobia (17 de maio) é uma data ímpar para dar visibilidade a um segmento historicamente desconsiderado, que permanece à margem dos serviços públicos, especialmente os de saúde: a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). O tema é prioritário. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde tem atuado fortemente na indução de políticas vinculadas às questões de direitos humanos, porque acredita que essas ações reduzem o preconceito e promovem a equidade.
Entre as iniciativas priorizadas nos últimos anos, estão a implementação do Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DST, com ações voltadas para lésbicas, transexuais e mulheres bissexuais; e do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre Gays, HSH e travestis. Essas ações estão amplamente disseminadas no Brasil. Foram lançadas campanhas publicitárias dirigidas ao público LGBT, estratégias que promovem a inserção social, a imagem positiva e a disseminação do conhecimento sobre as formas de prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
Mas apesar dos avanços, ainda há desafios. E o principal deles, para o Departamento, é o acolhimento dessa população nos serviços de saúde. O reconhecimento do nome social no Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2008, foi um grande passo nessa direção. Agora, é necessário ir além, desenvolvendo ações para que os profissionais estejam, cada dia mais, cientes do dever de tratar bem a todos, independente da orientação sexual.
Alicerçada na promoção dos direitos humanos, a homofobia deve ser caracterizada como crime, passível de punição.
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Secretaria de Vigilância em Saúde
Ministério da Saúde

Nenhum comentário: