Dica importante: Respeitem os comentários alheios, não ofender. Se quiser fazer alguma critica ou sugestão, faça de maneira construtiva, e não agressiva.INTERAJAM para que o blog fique mais interessante! A participação de vcs, o público alvo é muito importante! Comente, envie sugestões de temas que gostaria que fossem abordados no blog, enfim, dê a SUA contribuição! Obrigada!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Amor inter-racial x racismo no universo lésbico








 Para mim não há nada mais bonito do que um casal inter-racial, seja qual for a sexualidade:  branco/negra,  negro/branca, branco/negro  e negra/branca, fora outras uniões de outras etnias com brancos!  Devo dizer que sou defensora fidagal deste tipo de relação, por isso sou muito suspeita para falar qualquer coisa!  Ma não poderia deixar de abordar esse assunto também de forma genérica, além da minha  visão pessoal.
 Apesar de tudo, é muito comum vermos casais lésbicos inter raciais, haja visto certos  exemplos em alguns filmes como: “A incrível aventura/  história de duas  garotas apaixonadas” (Randy e Evie) , “Quando a noite cai” (Camille e Petra) e na série The  L word (Tasha e Alice).  Só uma pessoa muito sensível para  analisar e descrever a beleza do contaste de uma relação assim!  Mas... e quando presenciamos  preconceito e exclusão  em um meio que também luta por reconhecimento, mas apesar disso, insiste em excluir e rebaixar?

Eu sou leitora assídua do Blogueiras Negras, e recentemente encontrei   o seguinte depoimento que me deixou  bastante  chocada:


*Dani 

“É…ta aí um assunto delicado e dolorido. Sou lésbica e enfento muito esse preconceito por parte das mulheres.
Quando tinha 16 anos, naquela fase de descobertas, conheci através do chat uma moça do interior de SP. Sofrendo de aborrescência, comentei que achava que ninguém gostava de mim. A resposta dela foi “por que não gostam de você, você é negra? É caolha?” dentre outras coisas que para ela seriam motivos suficientes para maltratar uma pessoa.
Hoje em dia não mudou muito. Nem todo mundo é assim tão direto (apesar de eu já ter ouvido em uma festa de uma garota no mínimo parda que ela , “linda e branca nunca perderia tempo com uma preta”), mas sempre tive problemas em ter relacionamentos estáveis, uma dificuldade maior que a média das minhas amigas homossexuais e que só encontra paralelo na minha única amiga que também é negra e lésbica.
Tento conversar sober isso com minhas amigas brancas, mas não tem jeito. Sempre ouço a retórica de sempre: “é mania de perseguição sua”, “é questão de preferência”, “não rolou atração” e por aí, mas será que é mesmo só isso? Eu duvido muito.”


O preconceito entra na fala das pessoas ainda que de  forma inconsciente. Essa moça por quem ela se interessou mencionou  a possibilidade de ela ser negra, apontando como suposto motivo de rejeição e quando usa o termo “caolha” se  refere à "feiura", “defeito” , alguém fora dos padrões, um dos motivos decorrentes de rejeição e exclusão.
Seguem mais dois depoimentos que apesar de elas aparentemente não serem lésbicas,  também me chamaram atenção:

*Janaína

“Sou negra, tenho 28 anos, sempre fui da classe média e confesso que nunca namorei. Muitas vezes fico pensando o que há de errado comigo? Sou magra normal, meus cabelos são bem cuidados, tenho traços finos(digo isso porque muita gente acha que isso é um fator positivo mas não é) e msmo assim me sinto feia. Bom, me visto de forma normal, dentro dos padroes aceitaveis, porem não uso decotes, ou seja nao chamo a atenção. Enfim, creio que atualmente os homens se tornaram completos intolerantes e preconceituosos tanto negros quanto brancos em relaçao a mulher negra: para ter um relacionamento de que tipo for, se voce não é branca loira ou morena com cabelo tipo de india, voce é logo descartada, a maioria tem a visao de que toda mulher negra é favelada( funkeira, barraqueira, semi-analfabeta), que é a ‘cara da riqueza’ que não e digna de respeito, de amizade, de nada; se voce muda seu cabelo( ou alisa, ou tinge) voce tem vergonha da propria raça e não porque voce tem o direito de fazer o que quiser com ele; alem disso tem que ouvir comentarios jocosos e infames de que se é feia pra c* e ao mesmo tempo é boa de cama, só serve pra isso e tals de pessoas que nunca falaram com voce ou ao menos nem sabem seu nome….Digo tudo isso porque, infelizmente, passei por essas e tento > experiencias, sei que nao sou a unica. Enfim, evito ficar pensando no amor para evitar sofrimento.
> Continuando… Esse desprezo que os homens brasileiros tem por nós estão em todos os lugares: trabalho, faculdade, igrejas, academias de ginastica…..e infelizmente a maioria das mulheres negras esta condenada a solidao, a tristeza e futura extinção nesse pais. (Talvez a unica saida seja tentar a sorte em terras estrangeiras…de toda forma o futuro a Deus pertence e que Ele tenha compaixão de todas nós.)”

*Catharine

“Tenho 18 e vejo que não sou a única. Vejo todo mundo ficando, namorando e eu nada. Acima de tudo além de não me encaixar nos padrões estéticos sou negra. Praticamente todas as minhas amigas são brancas e parece que vivo num universo paralelo ao de todas. O pior é não se sentir desejada e quando sou é somente como um objeto, um ser vulgar que nunca “servirá” para um relacionamento sério. Parece que você já nasce escrito na testa “barraqueira, mal educada e vulgar” na testa. Sinceramente as vezes repenso na minha existência, se nascer para aturar certas coisas valeu a pena.”


Para vocês, leitoras do blog (brancas) talvez isso não seja nada, mas para mim, que sou  negra e na verdade bissexual (apesar de me considerar muito mais lésbica, por ter uma predileção maior pelas mulheres) esses relatos me deixam muito triste e preocupada, pois vejo que ainda em pleno século 21 seres humanos são ignorados, humilhados  e desmoralizados apenas pela cor de sua pele.  Algumas dizem se sentir objetos descartáveis, apenas por serem consideradas “boas de cama” ou até de cozinha (já ouviste a expressão “ter o pé na cozinha”?) , mas nunca boas o suficiente para um  relacionamento sério e estável/duradouro.  Qual é a visão que tenho disso? Que a mulher negra, a mulher obesa que também sofre preconceito  no meio lésbico (e há várias lésbicas gordinhas e obesas) , a mulher  fora dos padrões de beleza e as lésbicas masculinizadas não trazem STATUS para determinadas pessoas.  AASs vezes até gostam, da pessoa e cogitam ficar com ela....mas, só pode escondido, pois negras passam a falsa impressão de não ter certo poder aquisitivo ou de vaidade (pq seus traços são mais fortes do que os de brancas, olha a questão da aparência aí), e portanto não teriam nada de  tão valioso a oferecer.   Tenho a impressão de que, algumas pessoas  se esquecem que estão arranjando alguém para si, mas insistem em se preocupar com o que os outros irão pensar  e  parecem querer causar uma boa impressão aos olhos alheios, desfilando em público somente com os alvos considerados padrões de beleza e ostentação. “Ora,  se estou com uma mulher magra, bonita, branca e atraente, obviamente as outras pessoas vão sentir inveja de mim,  querer ser como eu, ou  vão me olhar e me desejar mais do que o normal. Se estou com alguém que só chama atenção para mim, continuo não sendo nada!” Sinceramente creio que esse seja o modo de pensar de algumas pessoas,   e a inteligência e as coisas boas que os considerados fora dos padrões poderiam oferecer se perdem e vão por  água abaixo por causa disso, gerando rejeição e exclusão, sem a mínima chance de se mostrarem como pessoas em primeiro lugar, pq as vezes não sobra espaço nem pra ter uma amizade!     Voltando à questão do racismo, existem também os elogios preconceituosos, usados as vezes sem querer, coisas do tipo: “ah vc é uma morena bonita”, “vc tem uma bunda grande e um peitão delicioso!” no primeiro a negação da sua etnia e  falta de reconhecimento que  na real, és negra, no segundo, só se ressaltam as  qualidades fisicas e não intelectuais, como se realmente servíssemos pra impressionar só na parte sexual, quando na verdade somos muito mais do que isso! Só mais um fato curioso: entre negras, quantas vcs vêm namorando outra negra (ou negro)? Quando questionei algumas que conhecia se já haviam tido algo com negras, as respostas foram essas: “ah, mas eu atraio gente branca mesmo! Negona, chama atenção!” , “nunca  parei pra pensar nisso”, “nunca fiquei por falta de oportunidade”  , ´”só brancas  me dão assunto ou conversa”, e o pior de todos, PASMEM, mas foi o que ouvi de uma negra: ”nunca ficaria com outra negra mais escura que eu, acho nojento!”   Não  serei  hipócrita, mas posso falar  apenas por mim, eu realmente prefiro e me sinto melhor ficando com mulheres brancas, pq é o que realmente me atrai, mas JAMAIS eu senti nojo de outras pessoas negras! Já inclusive,  fiquei  com ambos, negro e negra, mas não senti nada em especial, pois me sinto completa com o contraste.  Quando  fico com uma branca, é  como se fôssemos uma só e não existisse distinção! A única mulher negra por quem me senti atraída, me dispensou, provavelmente por algum tipo de preconceito (se não por eu tb ser negra, foi por ser mulher solteira com uma vibe mais homo, pois ela é GP e deve saber do preconceito de lésbicas contra bi). O preconceito existe também entre negras por pura disputa de status, ou seja, uma quer mostrar que tá melhor que a outra, por isso acho que não tenho muitas amigas negras.  Talvez o passado marcado pela escravidão seja uma herança negativa, que mesmo não tendo sido diretamente parte dele, tenhamos que carregar esse  estigma,  e se reflete  nessas situações (assim como o machismo, que obriga algumas mulheres a serem submissas e coniventes  com isso pra se sentirem aceitas e desejadas por homens), e a  desunião já começa aí, na disputa, a mesma coisa ocorre entre lésbicas e bissexuais,  e isso precisa ser corrigido nos dois casos, se quisermos respeito alheio, devemos começar entre nosso meio!  Uma coisa é dizer que tem preferência tal, outra é desmerecer, taxar e ridicularizar com comentários de rebaixamento.  A visibilidade da mulher lésbica e bissexual também  é pouca (pesquise no google “lésbicas famosas negras”, verá  poucas  opções).  Para nós, a  luta pela  visibilidade  é um desafio duplo, pela sexualidade e pela etnia.  


    Muitas  brancas dizem que curtem negras, mas já tive a experiência em sala de bate-papo, logo que mostrei minha foto, fui bloqueada. Deixo alguns questionamentos no ar.   Vcs que dizem “tenho amigas negras”, “minha namorada é negra e linda” vc tá com ela,  só por ela ser “boa de  cama”, ou pela PESSOA e MULHER que ela é?   Você que NUNCA pensou nisso, ou  “não teve oportunidade” de namorar/ ficar com uma negra, se daria essa oportunidade, caso ela aparecesse?  Ou só ficaria com aquela que  “é uma exceção, linda demais para uma negra”? Para vc, o que é mais importante? Ser feliz porque a pessoa te agrada e faz feliz ou fazer dor de cotovelo nas outras pessoas e ser posta no pedestal por isso, pq acha que elas  te cobiçam, queriam estar em seu lugar? O resto, deixo para vcs pensarem sobre o assunto, pois os relatos acima já falam por si.  Agora deixo com vcs, imagens dos casais  inter-raciais mais fofos de filmes lésbicos e lésbicas e bissexuais famosas.




Petra e Camille - Quando a Noite Cai





Evie e Randy- A Incrível Historia de duas Garotas Apaixonadas





Tasha e Alice - The L Word (4ª a 6ª temporada)


Foto tirada de um tumblr



Exemplos de lesbicas e bissexuasi famosas



Wanda Sykes
wanda-sykes-
Wanda Sykes é uma atriz e comediante stand-up estadunidense. É conhecida por suas observações cômicas afiadas sobre eventos atuais, sobre as diferenças entre os sexos e as raças, e a condição humana.


Tracy Chapman
tracy
Tracy Chapman é uma cantora de folk, blues e soul norte-americana, vencedora por diversas vezes do Grammy Awards, tornada mundialmente famosa por suas canções "Fast Car", "Baby Can I Hold You" e "Give Me One Reason".
Não sabia que ela cantava Baby Can I Hold You né... calcinhas caindo em 3, 2, 1


Pepê e Neném
Pepe-e-Nenem
Pepê e Neném, gêmeas e que fizeram sucesso no cenário musical no fim dos anos 1990, se assumiram homossexuais em uma entrevista no programa De Frente com Gabi no ano passado.


Preta Gil 
Preta-Gil1
Preta Maria Gadelha Gil Moreira, é uma cantora, atriz e apresentadora, madrinha, rainha, hors concours nas Paradas Gay. Bissexual assumida tem entre suas musicas declarações como "Menina e menino, pego em estéreo" (para noooossa alegria)


Queen Latifah
queen-latifah
Queen Latifah é uma cantora, rapper ,atriz norte-americana, vencedora de um prêmio Grammy e de um Globo de Ouro. Também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Chicago pelo papel de Mama Morton. Queen Latifah é rosto da Cover Girls para uma parceria no desenvolvimento de maquiagem específica para a pele negra. Negra, linda, gorda, lésbica e bem resolvida, como não amar?



Fonte: http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/questoes-de-genero/180-artigos-de-genero/20156-sobre-ser-lesbica-e-negra

Nenhum comentário: