Dica importante: Respeitem os comentários alheios, não ofender. Se quiser fazer alguma critica ou sugestão, faça de maneira construtiva, e não agressiva.INTERAJAM para que o blog fique mais interessante! A participação de vcs, o público alvo é muito importante! Comente, envie sugestões de temas que gostaria que fossem abordados no blog, enfim, dê a SUA contribuição! Obrigada!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Intolerancia com as bissexuais



Demorei pra colocar este artigo no blog, pq contém muitas informações a serem abordadas,  absorvidas e compreendidas, mas resolvi tentar.  É  definitivamente um tema muito polêmico. Primeiro vamos ao conceito de bissexualidade: é  a atração sexual e afetiva por ambos os sexos.    Muitas lésbicas tem preconceito com as bissexuais, pq?


- acham que elas são indecisas, inseguras com sua sexualidade e mal resolvidas. Gente, isso nao existe! O que existe é o seguinte, garotas que  cogitam se relacionar com ambos os sexos, e outras que preferem ‘escolher’  um lado por não suportar dualidade e por saber q não seriam aceitas pelas lésbicas. Querem uma rota fixa, geralmente  escolhem e dão vazão e preferência ao lado homo. Conheço bissexuais q estão felizes com esta condição, não veem motivos pra escolher um lado tipo, “sair de cima do muro”, outras já preferem sair dele! Isso já é uma decisão! Creio que muitas gurias bi saibam exatamente o que querem e como querem, são tão bem ou até mais bem resolvidas do que muitas lésbicas.  

- acham q é modinha e coisa de adolescente, ou tática de sedução aos machos. Mais uma vez, essa coisa de modinha não existe! Se a menina decidiu experimentar, foi iniciativa DELA, mesmo que alguem a tenha incitado, ela o fez por livre e espontânea vontade, e isso não a impede de se descobrir e ela realmente pode se descobrir. E eu particularmente sou contra usar uma guria pra seduzir um homem, se tu quer  seduzi-lo, faça-o por si mesma, não brinque com sentimentos  alheios! Também sou contra esse lance de deixa-los assistir uma relação minha com uma namorada. É  um momento muito íntimo, só meu e dela, não preciso de auditório, nem publico, não é sexo explicito, nem filme pornô!


- acham que de  uma hora  para outra, ela vai ficar com um homem e vai troca-la por um ou querer os dois.  Olha só, as bi que conheço, quando  estão com uma mulher, ficam apenas com ela, com homem a mesma coisa. Se ela nao tiver mais NENHUM vinculo amoroso com vc, ela não vai estar te trocando por um homem, gata, nem te traindo com um.   Simplesmente ela terminou um relacionamento e esta vivendo outro, assim como se tivesse arrumado outra namorada, por exemplo. Isso nao quer dizer que ela não possa arrumar outra namorada caso termine o relacionamento com um homem.  E outra: se a guria te AMA, minha cara, ela JAMAIS te trairá, com NINGUÉM!!   Não importa o quão esteja escondida qualquer tipo de atração  pelo sexo oposto, isso não acontecerá, nem mesmo com outra mulher!   Se a relação terminou amigavelmente,  ela  está livre pra ficar com quem ela quiser, e vc não é dona dela!  Quanto  a ficar com os dois ao mesmo tempo, isso  varia, nem todas são assim.  Se ela optou por ter dois tipos de namoro ao mesmo tempo, ela terá de dar  satisfações as pessoas envolvidas, conversar com ambas pra ver se as duas estão de acordo, se não se incomodam com uma relação ‘tripla’ (ou dupla, no caso dela).  No maximo, uma pode não aceitar e vc ficar só com um dos lados. Há  pessoas q são monogamicas  e não aceitam nem dividir quem elas amam, nem serem divididas como um ‘pitisco’!!! 


- acham que elas são promiscuas, dão pra todo mundo, que podem contrair alguma doença pelo fato de ela se relacionar com homens e só pensam no sexo  sem se envolver amorosamente, que nunca irão amar ng. Quem disse que não tem sentimentos?  Sim, elas podem sentir tudo por ambos os sexos. Algumas são mesmo meio taradas, mas nem todas querem ficar ‘passeando’ entre um e outro, vivendo no oba oba, isso é da pessoa, não da sexualidade.  Outra coisa: apesar de a incidência de HIV ser muito menor ou quase nula entre as mulheres lésbicas, pode-se sim, se contrair outros  tipos de  DST's, ou doenças vaginais, tipo   candidiase, hepatite dentre outras coisas. Informem-se sobre essas doença para não contrai-las, por favor.  

-acham que a bissexualidade não existe acreditam que ou tu gosta de homens ou só de mulheres e fim! Acham q algumas não passam de curiosas superficiais que logo voltam a ficar com homem. Olha, quer queira, quer não, ela existe SIM, e  em alguns casos isolados, não é uma  fase, nem mera curiosidade não, mas sim uma condição afetiva e uma variação da sexualidade humana e animal. Mas creio que não seja para todo mundo. Tem que ter uma cabeça muito boa, um ótimo psicologico pra entender, encarar a bissexualidade e poder e saber como  lidar com ela.  




- que bi quando nao se dá com um lado (se decepciona), procura o outro. O que eu vejo é o seguinte: na sexualidade o bem estar  tanto no sentido sexual como  afetivo conta muito, se ela sente desejo por mulher e se sente melhor, uma conexão maior  e mais realizada com as mulheres ,  que elas a entendem melhor em sua sexualidade e em todos os sentidos a completa e lidam melhor com as situações, não sente 100% bem com homens, é um direito dela se relacionar só com as mulheres, ponto. Se ela gosta se sente bem e melhor, nao há problema nisso, ela só está seguindo seu coração.  A menina pode até sentir uma pequena atração por homem, mas se ela tiver amor e paixão por mulher com certeza é muito mais forte e abafa isso, nada muda. Isso não tem que interferir em sua vida.  



Algumas lesbicas reclamam que a bi nao diz q seja bi, mas se ela disser dai é descartada, então como faz? Essa é uma contradição só sua!  Se caso ela se assuma como bissexual, ou vc a  aceita e se relaciona , ou então aguente se ela ocultar isso! Certamente ela fará um esforço hercúleo para esconder isso a todo custo, com medo de vc se afastar, dar-lhe um pé na bunda e não olhar mais na cara dela!  Você dispensaria uma menina  gata só por ela ser bi?  E é bom não esquecer que algumas lésbicas convictas (que hoje batem no peito com orgulho de afirmarem que são e sempre foram  lésbicas) afirmam que “já foram bi” ou “achavam que eram bi” e  certamente não iriam querer ser questionadas, nem discriminadas ou julgadas.  Na minha opinião isso é ego ferido, a mesma coisas que alguns homens sentem quando veem sua mina preferir outra, as lésbicas têm medo se não ser o suficiente para satisfaze-las, tipo supostamente "perder" a mulher para um ser que elas abominam e têm como "rivais", concorrentes  e não admitem que uma mulher, ao se relacionar com outra "volte as origens" (com TODAS AS ASPAS do mundo!!)  E poderia ser um tipo de inveja, por achar que a bi por 'ter mais opções' e ser 'tudo mais facil', ela pode viver algo duplo, ficar com um cara aos olhos dos outros, mas ir na calada ficar com uma mulher, assim como queira!     Também, devido a clareza  e plena consciência de que as mesmas têm de sempre terem gostado de mulheres, não conseguem entender como alguém consegue gostar de dois gêneros  distintos "ao mesmo tempo", pq não vive isso. Para mim, a bissexualidade está muito mil vezes mais ligada com  a homoafetividade do que heterossexualdiade, pois envolve o desejo pelo mesmo sexo... Para algumas uma transição, para outras é uma condição e variação da homoafetividade, com momentos  com relações heteros, isso não quer dizer que ela seja ht. Quanto as bi, para evitar conflitos, acho que vc precisa ser bastante clara com sua namorada,  se ela for lésbica, e mostre a ela que não há motivos para troca-la por homem nenhum, uma vez que vc gosta e esta é com ela, tente passar o máximo de segurança possivel a ela. 
 

Olha, vou ser bem sincera, esse dentre outros, é um tipo de preconceito que me irrita  bastante!!   Vocês já pararam pra pensar que bissexuais tem sentimentos? Que sente sim, necessidade de ter um único caminho, que tem conflitos? Acho que não, pq algumas lésbicas e heteros insistem em achar que tudo é festa e é mais fácil para elas e o caralho a 4, quando na verdade não é, e por dentro muitas vezes há muita angustia por causa disso, que contudo é reforçada pela grande pressão das lésbicas da família e sociedade em geral para que tomem logo uma possivel posição definitiva do que se realmente é, gerando mais duvidas e auto pressão! Acho que há uma controvérsia e displicência da parte das lésbicas em tentar entender isso, por dois motivos: 1) algumas ousam dizer que "já foram bi", então pq o raio do preconceito??  Depois dizem que bi é isso e aquilo e o raio que os parta, mas insistem em  catar uma bem  gostoso, não é?? Seria isso uma grande hipocrisia?? 2) homossexuais  em sua  maioria já  sofrem preconceito por ser quem são, pq discriminar mais ainda em seu proprio meio?  Bi é igual a uma lésbica, tanto que estão incluidas no movimento LGBT!  Na minha opinião,  uma lésbica que abre algumas exceções para o sexo oposto, pq a maioria na verdade prefere as mulheres, por isso já de antemão se consideram lésbicas (pra q dizer q é bi se prefere mulher? Pra depois dizerem, “mas vc não disse q era bi??”) , então é só mais um motivo para não haver esse preconceito bobo.  Mas penso que lésbicas bem resolvidas não perdem seu tempo implicando com as bi, nem exigindo que ela decida algo, a decisão é somente delas e de mais ninguém.

Variações dentro  de uma possivel  bissexualidade, mais puxada para o lado homo.


Existem manifestações  em diferentes intensidades dela, vou dar exemplos tirados do livro "Vidas em arco íris" de Edith Modesto:

- Algumas entrevistadas sentiam atração sexual por garotos e garotas, mas sentiam amor somente pelas garotas. por exemplo:

Flora- "Aos 11,  eu tive uma séria síndrome de pânico, achei que o mundo ia acabar.nessa época, comecei a sentir as primeiras atrações sexuais, inicialmente por garotos. depois, recuperada da crise de pânico, já aos 13, 14 nos, eu comecei a sentir atração e amor por garotas. A diferença era que, pelos garotos, não havia nada além de atração fisica. Mas pelas garotas, além do tesão, havia paixão!" 

 Lúcia- "Veja comigo, por exemplo, não foi bem uma questão da sexualidade, mas a questão afetiva. com as mulheres, eu consegui me relacionar afetivamente, muito melhor  do que  com os  homens..."

-Ao contrário, algumas entrevistadas não sentiam atração sexual por garotos, somente afeto. Por exemplo:

Estela- "Na adolescência, eu sempre gostei dos meninos, fui apaixonada pelos meninos, mas  nunca senti atração sexual por eles. Emocional até, eu gostava de estar ligada emocionalmente... até beijar eu gostava, mas o sexual nunca teve. Teve um dia que eu olhei pra uma menina e achei que ela estava olhando pra mim... teve alguma coisa a mais." 

Depoimento isolado de Maira Mee em um artigo antigo do Igirl:

“Passados  uns 6 anos, comecei a me questionar se gostava da mesma maneira de homens e mulheres. Percebi que minha primeira namorada tinha sido meu grande e amor e que eu não tinha nenhum relacionamento saudável com homens. Eles me irritam e não consigo perdoá-los facilmente. Se ficam românticos, os acho bobos; se não, os acho machistas. Tenho grandes amigos homens, mas para um relacionamento não funciona. Percebi que não precisava dar certo com os dois sexos. Cheguei a conclusão: ´eu sou lésbica`. Fiquei feliz com a decisão porque consegui achar meu lugar no mundo." 


  
Enfim, eu sei que o artigo é extremamente grande, mas tentei passar "um pouquinho" do que eu acho e assimilei  em experiencias alheias  sobre  todo esse universo tão complexo que envolve a bissexualidade. Se existe a caminhada lésbica  e bissexual, que tal caminhar juntas na luta CONTRA os preconceitos, e a FAVOR dos direitos e não a favor de mais um preconceito?? 

Para que vcs possam entender melhor a bissexualidade, recomendo dois filmes bons: "Uma cama para três", e "Todas as cores do amor". 

Nenhum comentário: