Dica importante: Respeitem os comentários alheios, não ofender. Se quiser fazer alguma critica ou sugestão, faça de maneira construtiva, e não agressiva.INTERAJAM para que o blog fique mais interessante! A participação de vcs, o público alvo é muito importante! Comente, envie sugestões de temas que gostaria que fossem abordados no blog, enfim, dê a SUA contribuição! Obrigada!

sábado, 17 de novembro de 2012

Sexo lesbico seguro


 








Estima-se que apenas 2% das lesbicas se protege no sexo  e a maioria desconhece metodos preventivos ou confiam demais na parceira, mesmo aquelas que acabara  de conhecer. A  falta de informação e de suporte são também causas dessa falta de proteção. Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com 145 lésbicas entre 18 e 61 anos de idade revelou que apenas 2% delas se previnem durante o sexo para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DST) O que elas não sabem, é que podem pegam as mesmas doenças das relações heterossexuais. Entre as lésbicas entrevistadas, 33,8% tinham um desequilíbrio da flora vaginal chamado vaginose bacteriana, que causa corrimento. Já exames de fungos mostraram um crescimento em 25,6% das 121 amostras recolhidas - nem todas participaram desse teste.

Fora isso, 3,5% apresentaram a DST tricomoníase, 7% hepatite B, 2,1% hepatite C, 7,7% tiveram resultados anormais no exame papanicolaou e 6,3% estavam contaminadas com o vírus do HPV, que causa verrugas e pode levar ao câncer de colo do útero. 

Fonte: Dykerama

 



Aqui vão alguns cuidados importantes que vcs devem ter:

Escolham bem sua parceira. Evitem se envolver com pessoas que tenham relações  com mais de uma pessoa efetivamente. Leve-a para fazer exames se necessário.

Faça sempre exames de sangue e vá a ginecologista. É importante que vc fale sobre sua sexualdiade a ela, visto que a prevenção para o sexo lésbico socialmente tem muito pouco suporte, ela pode te ajudar te orientando melhor, pq provavelmente vc não é a primeira e nem a última q declara sua sexualdiade a ela, acredite!! Se vc tem namorada, peça q ela tambem faça exames, especialmente no começo da relação, se vcs morarem proximas  seria  interessante se pudessem  partilhar da mesma médica pois assim cria-se um vinculo com o casal.  Converse bastante sobre o assunto, é imprescindivel que ambas se informem tambem por  meio de textos em sites sobre o assunto ( voltados ao universo lésbico) , além das visitas periódicas ao medico já citadas.

Se vc não tiver acesso a consultas no ginecologista, procure por centros de  teste e aconselhamento, os CTA’s espalhados pela cidade de São Paulo, eles realizam testes gratuitos pra  todos os tipos de  hepatite (o resultado sai em 30 dias) e HIV (resultado sai em meia hora).

Se vc já fez sexo com homens ou for bissexual,  é importante que ele tenha usado  camisinha na relação.  Se vc  é bi e tem namorado, faça-o usar preservativo sempre!! Se vc deseja ter um filho pelo método convencional, faça com que o parceiro realize um exame preventivo, assim vc mata dois coelhos com uma cajadada só:  evita pegar algo q possa passar pra uma futura parceira e para seu futuro  bebê! 

Durante o sexo lésbico, se vc não a conhece muito bem, vc pode utilizar uma camisinha masculina como dedeira. Há camisinha pra lingua tambem, em sex shop deve ter. Se vc utiliza brinquedinhos , acessorios (cinta, dildo, penis de borracha)  use preservativos neles, principalmente se forem  compartilhados.

Se perceber qualquer corrimento com odor forte, verrugas e feridas no genital, procure imediatamente o medico e avise sua parceira, nunca oculte nada dela!! Lembre-se que um bom relacionamento é baseado em cumplicidade e confiança, e cuidados consigo mesma e com a parceira são prova de amor. 

Dêem uma olhada nesse link interessante, ele mostra o descaso de alguns medicos ginecologistas com lesbicas e bissexuais, o que reforça o medo da procura por orientação com alguns desses medicos: http://redevihsidanoticias.cidadaosdomundo.org/?p=21148  

Nenhum comentário: