Dica importante: Respeitem os comentários alheios, não ofender. Se quiser fazer alguma critica ou sugestão, faça de maneira construtiva, e não agressiva.INTERAJAM para que o blog fique mais interessante! A participação de vcs, o público alvo é muito importante! Comente, envie sugestões de temas que gostaria que fossem abordados no blog, enfim, dê a SUA contribuição! Obrigada!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Por que ser ativista ou militante?




 





Primeiro, vamos ver o que significa ser ativista ou um  militante GLBT. É um membro da comunidade que esta ligdo diretamente a causa, sempre lutando pelos direitos da comunidade, tentando combater os obstaculos q se interpõe no caminho da comunidade homoafetiva.  É alguem q levanta a bandeira e veste a camisa cheio de orgulho, assim como um torcedor fiel de futebol!  Ele faz pq acredita que isso de mais orgulho para ele e para os demais, o q é verdade. Como ele faz isso? Por meio de palestras, programas, movimentos nas ruas, através da parada gay e outros eventos relacionados a causa. Vc não precisa ser um ativista ou militante, mas pode ajudar a defender  seus direitos de formas particulares. Eu faço isso através do meu blog, buscando sempre informações, procurando orientar e ajudar  as leitoras da melhor forma possivel !! alguem q seja simpatizante pode colaborar tambem, apoiando a causa, mesmo que não lute diretamente ou nçao seja homoafetivo. Essas pesoas o fazem por amigos q são homoafetivos.   Existem  opiniões sobre os prós e os contrar de ser um ativista e militante. Separei um trecho de uma reportagem em um blog que fala de como as pessoas veem  a militancia GLBT.







"A última enquete disponibilizada em nosso site procurou saber como os leitores vêem os ativistas e militantes gays. Em linhas gerais, metade os considera importantes, já a outra metade não. A pergunta ficou no ar durante o mês de março e os dados levantados demonstraram metade da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais não enxergam os militantes LGBT como necessários ou, como em alguns outros casos, considera que o trabalho desenvolvido por eles não é feito da maneira como deveria.
Segundo os resultados, 6% dos que responderam a pesquisa declararam que os militantes LGBT são desocupados; 12% afirmaramque eles pegam muito pesado e atrapalham; 15% consideraram as ações ineficazes, pois eles “pegam leve demais” e, como destaque, 17% votou na opção “oportunistas que vivem de verbas”, o que leva a constatar que aproximadamente 50% possui algum tipo de opinião negativa sobre os ativistas.
Em contraponto, há os que consideram a militância LGBT uma contribuição importante. De acordo com 40%, os ativistas são importantes para a causa, e 10% salientaram a importância deles, declarando que eles seriam “guerreiros incansáveis”, o que resulta em também 50% de simpatizantes e apoiadores aos militantes gays.
A Secretária Geral da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Irina Bacci, expôs o que já também constatamos: “o resultado da enquete mostra que a maioria acredita na importância do ativismo e da militância, como ferramenta de transformação, porém o que mais chama atenção são os resultados para as perguntas pegam leve ou pegam pesado. Ainda falta para a sociedade brasileira acumulo político necessário para entender que movimento social se faz com protagonismo”, afirmou Irina, comentando a enquete da Lado A."


http://revistaladoa.com.br/2012/04/noticias/militancia-gay-que-comunidade-pensa-deles 




Na minha opinião, ser militante ou ativista tem sua importancia, pq são colaborações de extrema importancia em busca da visibilidade LGBT. Por outro lado, não construimos nada sozinhos, sem outras iniciativas que possam se aliar a causa. Falo do poder público, de quem tem o poder de aprovar o projeto PLC - 122. O0 ativismo ajuda as mudanças a virem, mas não é tudo. Precisamos de mais pessoas que se juntem a nós para lutar pela causa e fazer com que gays, lesbicas, bissexuais e transgêneros possam viver como cidadãos  que possam desfrutar dos mesmos dieitos que os heterossexuais. A aprovação da união estável do STF já foi um grande avanço, embora ainda pecisemos de mis respaldos para mais conquistas futuras! 


Aqui estão  os nomes de alguns grupos de militância Lésbica que retirei do livro "Vidas em arco iris" 

Grupo CORSA - 
Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor 
INOVA - Associação Brasileira de Familias GLTTB

MoLeCa - Movimento Lésbico de Campinas (SP) 

Telefone:
(19) 3231-2995 

Gruoo FALT -  Familias Alternativas 
Grupo Umas & Outras 
 Associação Coturno de Vênus

Associação Lésbica Feminista de Brasília - Coturno de Vênus
Caixa postal 3546, 70089 - 970, Brasília, DF, Brasil
coturnodevenus@coturnodevenus.org.br
Tel: 61 3381 2229
Cel: 61 8187 8929
twitter.com/coturnodevenus






E tem também a propria Associaççao da Parada do Orgulho GLBT (APGLBT). Segue o link do historico e dos objetivos dela como atuante direta no movimento. 

Nenhum comentário: